quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

RESENHA: KLAATU ENTRA EM CENA


Fala Galera! Klaatu é um ser extremamente poderoso que suga energia de planetas para manter-se vivo, e ele entra em cena nas edições 306 e 307 da revista The Incredible Hulk, justamente no período em que o Golias Esmeralda estava exilado na Encruzilhada.

Os Pompons Coletivos estão tentando alcançar a parte racional perdida nas profundezas da mente do Hulk, por confiar na criatura o Gigante Verde permite que sua mente seja sondada, memórias são extraídas, mas o progresso feito é bem pequeno.


Repentinamente uma poderosa criatura surge na Encruzilhada, seu nome é Klaatu ele é um sugador de energia, ele pouco se importa o Hulk e os Pompons, o Gigante Verde tenta enfrenta-lo, mas a energia vital do Hulk e dos Pompons é absorvida quase os levando a morte.

Klaatu  dispersa seus átomos através das dimensões para melhor se alimentar, a situação não é amenizada com a partida da criatura, pois uma nave estelar chamada Andrômeda chega ao local, seus tripulantes estão caçando Klaatu, eles almejam usar a energia da criatura para obter a imortalidade.


Na proa está Xeron, o matador das estrelas, em suas mãos ele carrega um poderoso arpão laser. Arma que ele pretende usar para dar cabo de Klaatu. Os tripulantes avistam o Hulk, essa não é a primeira vez que eles se encontram, Klaatu já esteve na Terra, Xeron nota que o Gigante Verde está diferente e seguindo as ordens do Capitão Cybor o Hulk é capturado, pois sua força descomunal será de grande valia como remador da nave estelar Andrômeda.


Mas, o Hulk não está nada feliz, os Pompons Coletivos ficaram para trás e isso deixa o Golias Esmeralda enfurecido. OS caçadores de Klaatu encontram a criatura, mas a caçada é interrompida devido à intervenção do Hulk.

Eles voltam para Encruzilhada para buscar os Pompos Coletivos, somente a referida criatura é capaz de acalmar o Hulk, usando um campo de força Xeron  faz com que os Pompons sejam capazes de atravessar os portais.


Depois de um tempo Klaatu é localizado, Xeron usa seus arpões para drenar a força vital da criatura. Mesmo enfraquecido o poderoso ser consegue atingir a embarcação de seus algozes, a nave se parte com a força do golpe, mas Klaatu continua preso aos arpões.

O Hulk vê a agonia da criatura e usa sua gigantesca força para liberta-la, ele fica esgotado, mas consegue êxito em sua empreitada, Klaatu recupera a sua energia e reestabelece a força do Hulk, o feitiço a prova de falhas é ativado e o Gigante Verde e os Pompons voltam para a Encruzilhada.



Bill Mantlo escreveu um roteiro muito dinâmico para as edições 306 e 307 de The Incredible Hulk, é o tipo de narrativa que você não consegue parar de ler, pois o autor te prende do começo ao fim.

Nitidamente inspirado em Moby Dick Mantlo mostra a obsessão do Capitão Cybor por Klaatu, ele fará o que for preciso para destruir a criatura sem se preocupar com ninguém, mesmo alertado por Xeron de que tal caçada poderia mata-los ele não se importa e como no livro a criatura que está sendo caçada acaba vencendo.


Quanto ao Hulk e os Pompons, Mantlo mostra que aos poucos a entidade coletiva consegue conquistar a confiança do ser de pele verde. Bem como revela que aos poucos a capacidade de racionar do Golias Esmeralda está voltando.

No que diz respeito à arte, Sal Buscema é simplesmente genial, ele forma com Mantlo uma dupla criativa perfeita, ambos mostram um entrosamento fantástico.

As edições aqui resenhadas foram pulicadas no Brasil pela Editora Abril em O Incrível Hulk 58 e 59 publicadas em Abril e Maio de 1988.

Logo eu volto com mais resenhas dessa magnifica fase da cronologia do Incrível Hulk.



Páginas cortadas pela editora Abril


Até a próxima!

4 comentários:

  1. muito foda esse artigo.... fui relendo e tendo otimas recordações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo a cada história desa que eu leio novamente para fazer essas resenhas eu vibro com os roteiros do Mantlo, o cara dá um banho nos roteiristas atuais do Hulk.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Fala Fábio! Se a Panini tivesse interesse publicaria a fase do Byrne, pois é composta apenas por um encadernado.

      Já aqui no Radiação Gama, quando eu terminar as resenhas da fase da Encruzilhada devo fazer as resenhas da fase do Byrne.

      Até mais.

      Excluir